16 de outubro de 2008

O Lago e o pescador

A paisagem construida no evento demorou cerca de 6 horas para ser feita, porém ficou sendo constantemente finalizada. Além do fato de se tratar de uma arte viva, pelas plantas e pelo musgo, nossa paisagem ainda contou com mais 3 personagens vivos, as carpas. No lago da paisagem, abaixo da ponte, foram colocadas 3 carpas filhotes. Para evitar seu sofrimento um sistema de filtragem foi feito permitindo circulação da água.
Além das carpas 3 lanternas, uma Kotoji, uma Rankei e uma Yukimi, estavam no lago. Na saída da água, a nascente que banhava o lago, a lanterna Kotoji era constantemente molhada. Ao lado do pescador a Rankei refletia sua beleza no lago. E dentro do lago, em um pedestal, se erguia  a lanterna Yukimi. Todas posicionadas para que o viajante as visse ao cruzar a ponte.
As carpas são um dos elementos importantes do jardim japonês, pois elas simbolizam a vida. São as cores do jardim, pois diferentemente das flores, jamais perdem seu brilho. Transporta-las para um jardim em miniatura requer um cuidado muito maior, porém a satisfação é imensa. Ao perceberem as carpas as pessoas ficavam surpresas com a presença dos peixes. Se perdiam por alguns minutos para observar o movimento deles dentro do lago. Isso é contemplar o jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário