18 de outubro de 2008

O Caminho do Budha






O budismo chegou no Japão durante o século VI d.C., porém sua origem verdadeira foi no nordeste da Índia, entre o século VI a.C. e o século IV a.C. Os académicos japoneses consideram mais provável a data entre 448 a.C. e 368 a.C.. quando nasceu na povoação de Kapilavastu Siddhartha, o 1° buda, que se julga ser a aldeia indiana de Piprahwa, situada perto da fronteira indo-nepalesa. Seus ensinamentos atravessaram a China, a Coréia e chegaram ao Japão. Um dos nomes que recebeu foi Butsudo, que significa "o caminho do Buda".
No Japão, aproximadamente 90 milhões de pessoas consideram-se Budistas, e a religião consiste de diversas seitas. A Tendai (805) e a Shingon (806), vieram da China. Após a seita Jodo (seita da Terra Pura), fundada em 1175 no Japão, veio a seita Zen, novamente, introduzida pela China, em 1191. Suas teorias complicadas eram populares particularmente entre os membros da classe militar. As teorias centrais do Zen Budismo são de que a vida humana é repleta de sofrimento devido ao adoecimento, morte e da perda dos entes amados. Ao livrar-se de desejos e apegos, pode-se alcançar um estado de iluminação, e escapar do sofrimento e do ciclo da reencarnação. Diz-se que é possível alcançar a auto-iluminação através da meditação e da auto-disciplina - algumas vezes é chamada de religião, outras vezes, de filosofia.
A religião budista modificou totalmente a vida dos japoneses. Com a sua chegada vieram também os conhecimentos de arquitetura, linguística, jardinagem e etc. A buda foram dedicados muitos templos construidos com detalhes inimagináveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário